O uso da maquiagem na adolescência pode antecipar reações alérgicas. Salto alto e mochila muito pesada provocam desvios na coluna. O que fazer para evitar riscos à saúde dessa garotada que está saindo da infância?
O jeito é de mulher, da cabeça aos pés. Meninas de apenas doze anos. Com dez começou a usar salto alto e faz troca de sapato com a mãe.
“Eu deixo porque elas são vaidosas. Na juventude de hoje sempre tem uma menina com salto, uma bolsa. E eu acho muito bonito”, diz a mãe.
Nas lojas, as vendedoras estão acostumadas com clientes cada vez mais precoces. “Elas querem quanto mais alto melhor para elas, acho que é para parecerem mesmo mulheres”, conta a vendedora.
Os fabricantes de sapatos já perceberam esta nova tendência de mercado. “Sempre a irmã mais nova quer usar o que a irmã mais velha usa. Isso tem sido uma preocupação nossa, inclusive, talvez, até de diminuir a numeração”, fala o empresário de uma marca de sapatos.
Mas os ortopedistas chamam a atenção para uma questão importante: ele tem recebido no consultório pacientes cada vez mais novas que reclamam de dor nas costas.
“A coluna é igual uma árvore. Ela começa a crescer e a gente tem que colocar os enteparos na árvore por que, a coluna pode ser deformada durante o crescimento. Uma deformação nesta fase onde não há uma formação completa da coluna pode levar a uma deformação para o resto da vida.”, diz o médico ortopedista.
Além dos saltos existe outro grande vilão que pode comprometer o desenvolvimento da coluna das crianças: a mochila da escola. Só livros e cadernos pesam mais de 5 kg.
Atualmente muitos pré-adolescentes e adolescentes já procuraram um médico por causa das dores nas costas e descobriram que estão com um desvio na coluna. “O médico aconselhou a não usar mochila pesada. Mas não adianta, eles não gostam de usar a mochila de carrinho”, diz uma mãe.
“A rodinha preserva as costas, só que vale também a sua zuação dos colegas porque já passou da idade”, fala uma adolescente de 13 anos.
Uma boa dica pra saber se você está carregando muita coisa: a mochila tem que pesar, no máximo, 10% do peso da criança ou adolescente. Então, se a garota pesa 35 kg, a mochila não pode ultrapassar os três quilos e meio.
A preocupação dos pais é que muitas vezes a vontade dos filhos de seguir a turma do colégio pode trazer prejuízos.
Na infância moderna, os problemas de saúde estão relacionadas ao tipo de vida que as crianças levam. As meninas que querem cada vez mais cedo usar produtos de beleza acabam antecipando os problemas de pele.
“Como todos esses produtos, cosméticos, têm um potencial em provocar alergia, então ao começar a usar mais cedo, você aumenta o tempo de exposição que a pessoa vai ficar. Você pode antecipar as alergias. Esses produtos, tintura de cabelo, as maquiagens, tatuagem e esmalte especialmente, deveriam ser usados depois dos 15 anos”, orienta a médica dermatologista.
"GAROTA" - TENHA PACIÊNCIA, O SEU DIA VAI CHEGAR...
"Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião." Eclesiastes 3.1


Nenhum comentário:
Postar um comentário